Muitas noivas vem me procurar para fotografar seus casamentos e memórias, tornando este dia tão importante em suas vidas, grafado com qualidade para sempre.

Na minha opinião, o fotógrafo é um dos mais importantes para a cerimônia, mas o mais prestigiado mesmo é o vestido de noiva, claro.
E pensando nisso, eu quero te contar como surgiu o vestido de noiva, e se gostarem das curiosidades, basta comentar aqui embaixo pedindo mais curiosidades e dicas, que farei com o maior prazer.
Mas afinal, como surgiu o vestido de noiva?

A origem do vestido de noiva está atrelado a origem do casamento. Não sei se você sabe, mas lá na idade média, os casamentos eram arranjados, muitas vezes, as crianças não eram nem nascidas e já estavam prometidas, olha só; não existia casamento por amor, e se existia, não pegava bem, deveria ser uma aliança, um acordo entre os clãs para reunir as riquezas para legitimar os herdeiros.
Nesta época, a festa de noivado era muito parecida com a festa de casamento, era nesse momento a firmação de deveres e responsabilidades que os noivos teriam, como casados, de um acordo feito entre os pais. Pode soar como um absurdo, mas acredite, isso acontece até hoje com muitas famílias ao redor do mundo e é muito comum na Índia. E por aí vem mais curiosidades sobre o véu da noiva, calda, entre muitas outras histórias que é assunto para outro post, rsrs.

Ainda na época antiga, o vestido de noiva tinha que ser muito colorido, nada de usar cor discreta, as noivas, muitas vezes se casavam de vermelho, de preto, entre outras fortes. Imagina uma noiva com vestido vermelho e um véu amarelo açafrão? Ma o que realmente importava era a suntuosidade, como se tratava de uma relação "comercial", a noiva tinha de ostentar, para dizer que ela tinha posses e que ela estava apta a fazer essa reunião de posses, de bens materiais com o noivo; por isso de um vestido tão luxuoso e exclusivo.

Já na Grécia antiga, em meados de 400 a 1400 anos antes de cristo, as noivas usavam sempre cores escuras e também muita estampa.
É muito legal saber sobre isso, fui pesquisando mais a fundo, e vendo coisas muito curiosas, como por exemplo, no século XVI, na alta renascença, a noiva tinha de se casar de preto por ser uma questão religiosa. A religião estava tão impactante na sociedade, que era de muito bom tom que as noivas optassem pelo preto, desde que fosse extremamente rebuscado, gola alta, e luxuoso, com pedrarias e muita informação mesmo.
Mas e a cor branca? Como surgiu?

Cena do filme Mary Stuart.
Não é possível definir quando exatamente o branco passou a ser símbolo de vestido de noiva, ou de casamento, porém, no século XVI, a Rainha Mary Stuart, na Escócia, decidiu casar-se de branco, para espanto da sociedade, porquê ela quis homenagear a sua mãe, já que no brasão de sua família materna tinha a cor branca.
Outro relato interessante, foi sobre a Rainha Francesa chamada Maria de Médici. Ela se casou no século XVII, e decidiu se casar de branco, com detalhes em dourado e decote quadrado, que, naquela época, a igreja ficou muuuito brava com ela, causando uma confusão na cidade, porque além da cor, tem a questão do decote, pois as noivas, assim como ja disse aqui no post, tinham de se casar nas igrejas de preto e gola alta, então imagina o que essa Maria causou na sociedade francesa, rsrs, foi a quase uma Madona do seculo XVII, haha. Daí, Michellangelo, ao pintá-la, atribuiu a cor branca do vestido à pureza da Maria, porque ela tinha apenas 14 anos.
Eu acho muito válido escrever sobre isso, porque além de saber sobre essas curiosidades, também é cultura, concorda?
Mas até aí tudo bem, já descobrimos como surgiu o vestido de noiva e a sua cor branca, mas já que antes eram casadas por sociedade,
Como surgiu o casamento por amor?
O casamento por amor era uma inovação também, até a Rainha Vitória, da Inglaterra, decidir-se casar-se no século XIX com o Príncipe Albert. Ela foi uma das primeiras nobresas a se casar por amor, se casou também em um traje branco (com o pensamento de ser a cor da pureza), com o véu e sem a sua coroa, o que era inédito até então. Por ser Rainha, foi ela quem pediu o Albert em casamento; imagina que amor lindo deve ter sido essa cena.
Infelizmente foi um amor breve, pois seu marido acabou falecendo tempos depois, e a partir daí, a Rainha Vitória passou a usar apenas a cor preta.
***
Mas mesmo assim o amor é sempre lindo e deve sempre ser registrado da forma mais espontânea e feliz, pois é através destas fotos que serão lembrados as emoções de um dos dias mais marcantes da sua vida! E você pode comentar aqui em baixo sobre o que acha deste post, e fazer as suas perguntas, mesmo que seja diferente do conteúdo escrito aqui, é só perguntar que eu respondo ;)

Gostou? Comente aqui em baixo e se precisar de um fotógrafo é só clicar aqui!
Registre a sua Beleza!