São mais que fotos, são memórias e a sua felicidade no resultado das fotos é o que mais importa. Neste artigo te ajudo a clarear melhor esta dúvida
Contratar Fotógrafo em São Paulo custa caro?
Sempre irá depender primeiramente sobre o que é caro para você? Caro na questão de não valer este preço, ou caro na questão de não ter condições de pagar este valor? Se for pela segunda opção, saiba que hoje em dia, em um mercado moderno como estamos, podemos parcelar qualquer coisa no cartão de crédito ou no boleto. A maioria dos fotógrafos, se não todos, parcelam no cartão de crédito e negociam para que esteja tudo certo até a data do ensaio ou evento, então se programar para isso com antecedência é a chave do negócio.
Agora se para você, custar caro é porque fotografias não custam este preço que te oferecem, ou é você que não valoriza nenhum trabalho ou é sem noção mesmo, mas calma que neste artigo, eu quero que você pegue as minhas dicas de como se atentar se o valor está hiper estimado ou se está de subestimado, por ser muito barato, ou se está no preço justo. Vem comigo!

O preço do fotógrafo diz se ele é bom ou ruim?
Fotógrafos no Brasil existem de diversos preços, desde os que cobram 50 reais e prometem milhares de coisas, os que cobram 500, mil reais e daí para cima. E você SEMPRE irá encontrar diversos valores diferentes seja para ensaios fotográficos, eventos, newborn, publicitário, etc. A verdade mesmo sobre o que diferencia os preços um dos outros é que o fotógrafo utiliza, gasta, investe e o quanto ele se valoriza, ou seja, indizível explicação. Muitos pacotes com preços baixos, podem ser promocionais mesmo de algum experiente na área.
Imagine duas lojas que ofereçam o mesmo tipo de produto, porém, ambos custam diferentes um do outro, por quê? Podemos responder que as lojas por mais que ofereçam o mesmo serviço, ambos oferecem um tecido diferente, um conceito singular, ou pela qualidade ou pelo olhar mesmo; mesmo que os dois sejam muito bons mesmo, ou pior, ofereçam o mesmo produto final entregue. E agora? Só complicou mais ainda, haha, calma que você já vai entender.

Por mais que fotógrafos ofereçam o mesmo produto, nunca será o mesmo, sabe por quê?
Cada um teve e tem um olhar único, pois teve vidas e experiencias diferentes, estudos e técnicas com pontos de vistas singulares e por isso irá oferecer um trabalho exclusivo para você que também é único. Se eu pegar a minha câmera e tirar uma foto de alguém e dar a mesma câmera profissional na sua mão e pedir para fotografar a mesma pessoa no mesmo angulo, ela vai sair outra, porque você tem percepções únicas, não adianta, seja foto de celular ou câmera profissional, vai ser diferente. Ele terá ideias únicas que faz parte do conceito e visão de própria da foto, da arte em si.
Já viu alguma dupla de irmãos gêmeos por aí? Já percebeu que mesmo saindo da mesma mãe, morando na mesma casa, estudando na mesma escola, tendo as mesmas "experiências", mas cada um de um estilo e jeito singular deles? Seria a mesma coisa sobre a percepção do fotógrafo de quanto acha que deve cobrar pelo seu trabalho. Arte não tem preço tabelado.
Mas, por que valores tão diferentes?

Porque além do custo do trabalho em si, existem pacotes que incluem mais coisas e menos coisas. Da mesma forma que tem profissionais com percepções diferentes, cada um sabe ou ao menos deveria saber os seus custos que tomam para executar o trabalho, por exemplo:
Um ensaio romântico externo, em que o cliente escolheu o pacote que inclui 45 fotos tratadas em um pen drive junto com um álbum contendo as 45 fotos no tamanho 25x25cm.
Primeiramente o profissional terá de saber os custos que cada parceiro irá cobrar como o custo do pen drive, do álbum, do frete da gráfica até o fotógrafo, da luz que ele irá gastar editando as fotos, dos programas de edição profissional (que é pago), do computador que estará usando para o trabalho (que com o tempo ele terá de ser trocado por excesso de uso), da câmera que ele investiu e usou no ensaio para fotografar, mais os equipamentos, que teve um custo altíssimo e com o tempo deverá ser trocado, com o assistente que irá acompanhá-lo na sessão de fotos, como maquiador que irá também cobrar o valor referente a todos os seus gatos, e daí por diante. Entendeu?
Percebe como há muito mais gastos envolvidos nisso tudo além de simples fotos? Uma pessoa que cobra um valor simbólico, pode ser porque: Ou não tem experiência com isso e está arriscando o cliente, como cobaia, que pagou mesmo que pouco, para ele praticar as suas fotografias; ou até mesmo uma promoção sazonal de um fotógrafo que já está há muito tempo no mercado.
Não há como saber, esta é a verdade, rsrsrs.

Vi o portfólio do fotógrafo no site dele e gostei, e agora? confio ou não confio? É caro ou não é o preço dele?
A opção mais válida que você tem em fazer mesmo é falar pessoalmente com o profissional, mesmo que você não tenha tempo, lembre-se que não são apenas umas fotinhas que você está contatando, porque se for, nem precisa de fotógrafo, podem tirar do celular mesmo, me entende?
Converse com o fotógrafo e sinta se você tem alguma afinidade, simpatia por ele, não basta ele fotografar bem, mas tem que ter carisma, se sentir bem, a vontade com o profissional, afinal, você está colocando nas mãos dele todas as suas expectativas de daqui a um tempo, poder olhar as fotos novamente e relembrar deste seu momento tão bacana da sua vida que mereceu o registro, tudo de novo e sentir a mesma emoção através das fotos. Isso é o que vale a pena, muito mais do que preço.
Veja o porquê de o profissional querer trabalhar com fotografia, como ele trabalha, como interage com você durante a sua conversa inicial. Um profissional da arte que se preze não faz isso apenas por dinheiro, e sim por algum motivo. Se você não se sentir confortável durante a conversa, sentir que não gostou do trabalho ou do atendimento, que ele só faz fotos pelo dinheiro ou por renda extra, e não pela paixão no que faz, eu não aconselho, porque trabalhar com fotos é também trabalhar com expectativas, sonhos, felicidades, momentos, e tudo isso merece dedicação, atenção e respeito.
É isso que você quer? Se for, não precisa pagar um profissional, tenha amor ao seu bolso.

Uma festa infantil, por exemplo, um preço médio em São Paulo, sendo as fotos sem o álbum, está em média de 600 a 900,00, porque o profissional especializado, sabe que tem que interagir com as crianças de forma natural, atrair os sorrisos sinceros da criança através de brincadeiras, entrar nos brinquedos, correr com elas e estar disposto a suar muito, e até mesmo umas básicas dores nas costas kkkk, gostar deste tipo de evento e estar 100% ali, com as crianças e adultos.
Enquanto poderá ter profissionais que te aparecem com um orçamento de 200 reais, 350, sei lá, 100 reais ... daí você pode e deve pedir o portfólio de todos, conversar com todos e ver com quem você sente mais segurança e afinidade, porque isso é o principal de tudo. O mesmo acontece com casamento, que pode ser de 1.500,00 a 200.000,00 e assim por diante.

O que será fotografado no presente, será o seu passado no futuro
Você quer ter memórias que te faça ver tudo de novo e relembrar da mesma emoção e com qualidade, de forma que seja prazeroso de ver sempre que quiser, algo gostoso de ver no seu canto ou em família e amigos. Disso, pode ter certeza! Então, se seu tempo é curto, pare ao menos um momento para uma vídeo chamada com o fotógrafo em avaliação e converse com ele. Se você gostar, já feche na hora, porque da mesma forma que você gostou, outros também gostaram e poderão fechar para a mesma data que a sua, fique esperto(a).
Não existe preço caro ou barato, existe custos, conhecimentos, olhares, técnicas, materiais fotográficos, equipe e administração por trás disso tudo, e nisso, cada Fotógrafo tem o seu valor, porque não adianta cobrar só os custos e não lucro.
Quer algo bom, contrate com antecedência para garantir a vaga na data e até mesmo quem sabe umas parcelas para descansar o bolso.
Agora me conta aqui embaixo nos comentários, o que você achou desta minha coluna, qual informação te ajudou mais, qual dica achou mais fundamental? E caso precise de um fotógrafo, aqui no meu site já terá o meu contato e meu portfólio para me conhecer melhor.
Grande abraço e até breve!